sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Para reflexão nordestina, brasileira e mais do que tudo, humana...


Ao me deparar com recente ocorrido em que algumas pessoas do Sudeste "apedrejaram" os nordestinos, culpando-nos por uma fraude e consecutivo cancelamento do vestibular ENEM do ano de 2011 (que na verdade eu nem sei se foi cancelado mesmo), resolvi deixar minha opinião expressa nesse humilde blog. Sinceramente, acho que muitos estão vendo pelo lado errado do problema...

Xingar os outros que difamam o Nordeste e dizer que tem orgulho daqui, é o mesmo que se igualar aos outros em ignorância. Eu sei que todos gostam de sua terrinha querida, e odeiam ser vítimas inocentes, mas de boa, pra quê dizer que tem orgulho de ser nordestino e xingar o outro lá do sul do país, sabendo que o Brasil todo é um só? Não vêem que estão apenas criando um abismo desnecessário em nossa sociedade já tão desgastada? Por que ao invés de nos separarmos mais ainda, não colocamos em prática todo nosso patriotismo que temos em campeonatos e copas mundiais de futebol ou em eventos parecidos como as olimpíadas? Ou é tudo uma faixada? Que pena, a faixada parece funcionar fora do nosso país...

Enfim, palavrões são afiados e agridem eu sei, mas sei também que violência só gera violência. Não estou defendendo os agressores, nem tão pouco desprezando nosso orgulho, o que estou querendo dizer é que saber respeitar a opinião alheia vai muito além de respeitar por educação os que não te respeitam. Respeitar é ter equilíbrio, e equilíbrio é paz interior. Me digam uma coisa, algo mudou ou pode mudar pro bem deles enquanto eles nos xingam? Me digam outra coisa, algo mudou ou pode mudar pro nosso bem ao respondê-los com indiferença? Pois é, eu acho muito bonito pessoas defendendo sua querida região, mas e quanto a defender o seu próprio país contra malefícios muito maiores? Ou a própria humanidade quem sabe?

Respeita-te pessoa, tendo em mente que enquanto você não respeita o próximo, desrespeitas a si mesmo. Afinal, "somos todos iguais, braços dados ou não". Pense nisso...

Nenhum comentário: