quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Carnaval e seu mercado capitalista.

Nesse período tão frutífero, que é o do carnaval, andei pensando em várias coisas interessantes.
Eu trabalho como Designer em uma fábrica de confecção, onde se fabrica abadás também, e vejo de perto como tudo funciona. Hoje em dia, é uma grande correria dos Blocos, indo atrás de patrocinadores para poder fabricar e vender seus abadás a preços altos e razoáveis (não sei nem o porque, alguém ai já prestou atenção em algum patrocinador em um abadá no meio da Folia? Se já, foi muito pouco). Vendo isso tudo por um lado mais interno, eu diria que a criação de um bloco não é nada mais que apenas mais um meio para se lucrar e tirar dinheiro do povo. Principalmente quando é o governo que patrocina. Alguém sabe para onde vai todo o dinheiro que sobra? Não, eu também não sei, só sei que não é usado para o benefício da sociedade. Tudo bem que o Carnaval é divertido, e a maioria gosta, pular, brincar, namorar, enfim. Mas todo Carnaval têm seus prejuízos também, digo, malefícios.

Somando tudo, além da poluição sonora de algumas cidades em que a festa acontece em lugares indevidos, como perto de residências, fica também a poluição ambiental pelas ruas (papéis, latas, lixo em geral). Quem já foi a uma folia dessas sabe do que estou falando. Sem contar com os outros malefícios, o principal deles: as Drogas (tanto as lícitas quanto as ilícitas). Quem ai nunca viu um amigo que jurava ser um santo, cheirando "loló" até cair no chão? É, e ainda tem gente que acha bonito. Mas tudo bem, não é nada pessoal. A cada ano que se passa, as drogas aumentam em todo Carnaval, mesmo com policiamento. Outra, as DST's (Doenças Sexualmente Transmissíveis) não param de aumentar, parece que as propagandas e programas de prevenção, nem surtem efeito. Talvez seja também, porque alguém "doidão" passou a noite sem sorte e no fim encontra alguém que só aceita sem camisinha. O que você acha que o azarado vai escolher? Sexo claro.

Tá vamos falar do lado bom do Carnaval agora. Ahn, correr atrás de um trio elétrico, dançando e beijando todas(os) que ver pela frente, cantando alguma música que está rolando na hora que provavelmente você nem esteja prestando atenção na mensagem (se é que tem uma). Não sei se é realmente bom. Tá, eu não posso generalizar, mas tenho certeza que com a maioria é assim. Mesmo assim, existem outros fatores. Exemplo: não sei o que um casal que se ama de verdade, vai fazer correndo atrás de um trio. Isso é vontade de dizer "Nós nos amamos, vejam todos vocês", é? Não seria melhor curtir de longe, juntos agarradinhos?
Bem, tem também os solteiros desenfreados (os que eu citei primeiro), pra eles o Carnaval é a época mais fácil para se comprar sexo. Os que se vendem, adoram, é claro. Pra eles deve ser a época mais lucrativa.

Uma coisa que eu sei que é realmente bom, é reencontrar os amigos antigos e ver os atuais. Talvez esse seja o maior motivo que fazem as pessoas a participarem de um Carnaval (pelo menos eu espero).

No final das contas, acho que o lucro financeiro é o que se destaca mais. A diversão é apenas uma isca, que nós pobres peixes, sempre abocanhamos sem pensar direito nas consequências, ou olhar as entre linhas. Uma coisa que vem me preocupando, é que vejo que o Carnaval só vem aumentando em algumas cidades pequenas. Não sei se é um pensamento impróprio ou preconceituoso, mas não gosto muito do Carnaval, não como ele é hoje. E acho que os mais velhos, tem o mesmo pensamento que eu.

Mas enfim, apreciem o Carnaval como mais gostam, de perto ou de longe. Mesmo assim, ainda será incerto saber, se você está participando mesmo que indiretamente, desse mercado capitalista...

2 comentários:

Unknown disse...

vc precisa escrever mais. tem ótimas idéias e escreve bem. saber se expressar não é para todo mundo!

um beijo

Unknown disse...

Ah, obrigado. Vou continuar a escrever sim, as idéias sempre vem à minha mente. Volte sempre. ^^