quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Quem veio primeiro, Deus ou o Homem?

Acho que essa pergunta é mais interessante e/ou necessária que aquela velha, do ovo e da galinha.
Todo mundo já se fez essa pergunta pelo menos uma vez na vida "Quem é Deus?", mas ninguém sabe ao certo quem ele é, ou se ele existe realmente. Pois esses, foram criados(manipulados) desde a infância, pelos próprios pais ou pela escola, com essa idéia na mente. Talvez com medo de se questionar, por talvez ser pecado. Mas não dizem que Deus deu o livre arbítrio? Oras, eu escolhi não acreditar que ele seja como todos imaginam. Estou pecando? Não, na própria Bíblia diz, que não é errado se questionar sobre a sua existência.

Pois bem, voltando ao assunto... quem veio primeiro, Deus ou o homem?
A Bíblia, e até a lógica, dizem que Deus veio primeiro. Afinal, ele criou os universos, os planetas, os seres vivos, enfim. Mas será se foi exatamente assim? Eu não tenho certeza, mas tenho uma teoria de que o Homem foi quem criou Deus. "Mas como assim?" Calma, eu vou explicar como eu penso...

Imaginem uma época passada à era Medieval, onde a igreja ainda não existia de fato. Na grécia pra ser mais exato. Agora imaginem as primeiras guerras, as primeiras tragédias, as primeiras épocas de seca e fome. Sem conhecimento técnico ou científico, acham que o ser humano sabia como lhe dar com tudo isso? Não, a morte era inevitável. Então, eles passaram a pedir ajudar do "além", do desconhecido. Criaram cultos à vários Deuses ao mesmo tempo, como medida desesperada. As vezes, ofereciam sacrifícios aos mesmos para evitar o próprio sofrimento. E adivinha? As vezes funcionava. A seca e a fome, as guerras e várias pragas passavam, e eles acreditavam ser obra de alguém superior. Mas será se era mesmo, ou era apenas sorte, destino ou acaso? Pensem bem, não é pecado pensar. "Mas o que isso tem a ver com o tópico?" Calma, eu vou explicar...

Quem nunca parou pra se reclamar, pelo menos uma vez na vida "meu Deus, por que tem que ser assim?"? Ou quem nunca pediu ajuda a ele em um momento de necessidade? Apenas em momentos de necessidade? Isso por que o Homem precisa acreditar que o mundo pode ser um lugar melhor, o homem necessita acreditar que existe um bem melhor, o homem precisa acreditar que existe um ser superior (Deus) pra ajudá-lo nas horas difíceis. Caso contrário, do que seria do homem, se nele, não existisse esperança quando ele estivesse na lama, no fundo do poço, quando não houver mais nada à se fazer, ou a recorrer?

O homem criou Deus para ter esperança. Assim como criou os contos de fadas e suas lições de moral. O homem criou Deus como último recurso, para que ele acreditasse que a vida fazia sentido. Ou simplesmente pra mostrar que é bom viver e que ele quer continuar vivo. Quem afinal não tem medo da morte?

Agora você me pergunta: "Se o Homem criou Deus, quem criou o Homem?". É óbvio que eu não sei, mas na minha concepção, existe uma razão inexplicável para saber de onde viemos. Eu acredito que essa "razão" superior, talvez seja o Deus que todo mundo fala, mas não no nome. Assim como penso que o homem criou Deus, o homem também criou o nome "Deus" apenas para dar nome a esse ser. Logo, não estou me contradizendo, já que na minha teoria, Deus é diferente da "razão" de nossa existência.
Eu acredito que essa "razão", ou "ser criador dos universos e do homem", talvez nem seja racional, nem precisa mesmo.

Um comentário:

Unknown disse...

E aew Décio ^^

mt bom o texto curti, parabens pelo blog mq interessante =D


flwz